Primeira vez em Gramado e Canela: Tudo que você precisa saber

Primeira vez em Gramado e Canela: Tudo que você precisa saber.
Depois de muito tempo namorando esses destinos tive a oportunidade de ir pela primeira vez no mês de setembro/2019, junto com a minha esposa optamos em ficar 5 dias nas serras gaúchas, e escolhemos junto a nossa agência de viagens – Turismo e Viagens pelo Mundo ficarmos hospedados em Gramado, e a escolha não poderia ter sido melhor e irei contar o por que nesse post.
Primeiramente descemos no Aeroporto de Porto Alegre, e optamos pelo receptivo da Turistur para nos levar até Gramado, o tempo de percurso foi aproximadamente de 3 horas num ônibus muito confortável. Na ida do aeroporto ao hotel a Guia Paula que nos recebeu superbem e foi explicando desde as cidades que iriamos passar até a chegada a Gramado e além disso passou todas as opções de passeios nas serras gaúchas.
Ficamos hospedados no Hotel Laghetto Gramado Pedras Altas, e na nossa opinião o melhor hotel com referencia de localização, além de quartos limpos e ótimos para um belo descanso, o café da manhã do hotel também é espetacular.

Tempo em Gramado

Assim que chegamos a Gramado a precisão estava marcando 8 graus, um friozinho muito bom para nos enchermos de casacos, luvas e tocas na cidade que foi eleita pelo TripAdvisor como Melhor Destino do Brasil, e não é para menos. Voltando ao tempo, posso dizer que o frio durou 2 dias e logo nos outros dias o sol voltou com força total chegando a 30 graus durante o dia. Acredito que o tempo possa ser assim na maioria do ano, tirando a temporada de inverno como o mês de Julho onde a temperatura pode chegar a ser negativa.

Como se locomover em Gramado?

Gramado é uma cidade bem fácil de locomoção, tanto no transporte municipal com os ônibus até a cidade de Canela por R$4,60 o trecho, como os aplicativos tudo funciona bem. Como a cidade de Gramado, digo o centro é pequeno a locomoção é bem fácil podendo conhecer tudo a pé, o nosso primeiro dia na cidade tiramos para conhecer o centro e fizemos ele todinho a pé, além de ser fácil é bem gostoso por conta do tempo e das lojinhas de chocolate, onde todas oferecem a degustação. Pelo centro de Gramado usamos de referencia a Rua Coberta, que fica bem próxima de tudo, como da Igreja de São Pedro e o Palácio dos festivais de Gramado.
Passeios Imperdíveis
Logo que escolhemos a Região das Serras Gaúchas separamos 3 passeios ao qual achamos imperdíveis por lá, e junto com a Turismo e Viagens pelo Mundo optamos pelos passeios:

  • Trem Maria Fumaça: Um passeio histórico a bordo dos Trilhos em Bento Gonçalves, para quem gosta de vinhos, espumantes, comidas típicas e paisagens lindas esse passeio é fantástico. Logo que o receptivo nos pegou em Gramado levamos aproximadamente 2 horas até chegar a cidade de Bento Gonçalves, assim que chegamos na cidade fomos direto a Vinícola Aurora, que é a maior atração da cidade junto com a Maria Fumaça, a vinícola é um patrimônio da colonização italiana, fizemos um tour pela fabrica onde a guia explicou detalhadamente como é feito os vinhos, espumantes e sucos, a capacidade deles é de 74 milhões de litros, aja vinhos né? Assim que acaba o tour pela fabrica fomos contemplados com degustação dos vinhos e espumantes, e não é que é bom mesmo?
    Assim que saímos da Vinícola Aurora fomos para o Parque Cultural Epopeia Italiana, que demais! Lá um show ao vivo com um ator encenando a vida de um imigrante italiano rumo ao Brasil, uma minicidade com temas que exploram a vida das colônias italianas. Fantástico!
    Assim que saímos da Epopeia Italiana fomos direto para o local onde é oferecido o almoço e logo após o almoço fomos direto para Estação Ferroviária de Bento Gonçalves onde embarcamos na famosa Maria Fumaça, que passeio divertido, logo na estação um show ao vivo. Logo que a Maria Fumaça anda diversos atores e cantores vem passando de vagão em vagão cantando, dançando e animando os passageiros, recomendo e muito esse passeio. O passeio conta com uma parada em Garibaldi onde conseguimos tirar fotos com toda a Maria Fumaça, a segunda parada e última é na cidade de Carlos Barbosa onde se encerra o passeio do trem, e antes de voltar ao hotel o tour tem uma parada na fabrica da Tramontina. Muito legal.
Catedral de Canela
  • Tour Gramado e Canela: Logo de manhã o ônibus do receptivo veio nos buscar e então a guia nos explicou onde o tour iria passar, esse tour é ideal para adultos e crianças pois tem parada em diversos pontos turísticos e museus da cidade, o passeio tem duração de aproximadamente 6 a 8 horas. Separamos alguns dos lugares onde o tour passa: Lago Negro, Dreamland Museu de Cera, Harley Motor Show, Chocolates Prawer, Geo Museu de Minerais, Bondinhos Aéreos e Mundo a Vapor. Todos esses lugares onde tem a parada são fantásticos, porém os Bondinhos Aéreos acredito ser o mais bonito, tivemos a oportunidade de andar neles onde fica a Cascata do Caracol, muito famosa em canela e uma visão espetacular! Além da linda vista para a Cascata os bondinhos contam com um espaço cultural chamado “As esculturas que falam”, para as crianças superdivertido.

  • Tour Raízes Coloniais: Que passeio Fantástico, sabe quando você escolhe um passeio mais sem ter nenhuma expectativa? Foi esse, que lugares e pessoas lindas! O Tour saindo cedo do hotel é um dos passeios mais rápidos, ele vai para a parte rural de Gramado onde conhecemos 5 famílias e dentre essa famílias passamos por 5 casas, a Casa Centenária, a Fabrica de Erva-mate Marcon (onde experimentei o famoso chimarrão), o Museu Fioreze, o Moinho Colonial Cavichion (que lugar espetacular), e por última a Família Foss, onde tivemos o famoso café colonial, repleto de pães, sucos e tudo de melhor nesse café da manhã.

Além Desses 3 passeios as serras gaúchas contam ainda com alguns outros ao qual não conseguimos fazer como Tour Nova Petrópolis, Tour de Compras, Rota Cervejeira.
Além desses passeios visitamos alguns lugares que acho que valem muito a pena para quem vai a Gramado, como o Mini Mundo, que lugar incrível! O mini mundo retrata diversos lugares do Mundo como forma de miniatura, as fotos ficam demais, parece mesmo que vocês está no País ao qual a miniatura indica, uma dica é pedir para os instrutores tirarem as fotos, eles tem alguns pontos que só eles conseguem fazer fotos incríveis. Outro lugar que vale visitar é o Snowland, para quem gosta de esportes radicais na neve o parque conta com diversas atrações, perfeito para toda família, vale a pena tirar um dia inteiro nesse parque.
Restaurantes Imperdíveis
Ao longo desses 5 dias em Gramado tivemos a oportunidade de conhecer alguns restaurantes e todos que conhecemos indicamos:

  • Em 1 Lugar a Trattoria Boniatto, que restaurante TOP! Pedimos uma massa ao molho de 4 queijos com filé mignon, que é simplesmente DIVINO! A entrada vem uma bela polenta gratinada e uma salada maravilhosa! Gostamos tanto da trattoria que resolvemos pedir uma sobremesa e acertamos de novo. Pedimos uma Banana Flambada com sorvete de creme, meu Deus, que delícia rs. Além da Trattoria Boniatto, recomendamos o Restaurante Chateau de La Fondue, para quem gosta de pizza a Pizzaria Porto Cara de Mau é incrível, além de boa pizza a temática do lugar é bem legal lembrando piratas e marujos, a cidade de Gramado conta também com um Hard Rock Café bem tradicional no Mundo inteiro e lá degustamos o Hamburguer deles que é premiado no Mundo inteiro. Para quem gosta de Fondue tiramos uma noite para comer na Tratorria Del Corso, bem gostoso! Uma dica é sempre entre nos aplicativos que da cupons de descontos que você irá achar quase todos restaurantes. E por último um lugar que achamos sem querer esperando o ônibus para voltar para Gramado que fica bem em frente o Mundo a Vapor, a famosa comida típica Italiana, o Restaurante Serramanna, onde o proprietário é um Italiano que fala super alto e atende super bem, que massa maravilhosa!

Guia de Eventos

  • Os maiores eventos da cidade ocorrem nos meses de agosto, outubro, novembro, dezembro e janeiro.
  • O famoso Festival de Cinema de Gramado – o maior da América Latina – acontece no mês de agosto, no Palácio dos Festivais, bem no centro da cidade. O evento traz artistas do Brasil e do exterior, além de muitos visitantes.
  • Já de outubro à janeiro acontece o Natal Luz, o evento mais famoso da cidade, que encanta a todos com suas apresentações e decoração natalina.

Para maiores informações sobre o destino ou dicas de onde fechar sua viagem, entre em contato agora mesmo comigo pelo whatsapp, instagram, facebook ou via e-mail:
Instagram: Diegopedro
Facebook: Diego Luiz Pedro
Whatsapp (13)99141-4343
contato@turismoeviagenspelomundo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close